O Colégio

O Colégio Santa Helena, em seus 54 anos de história, vem se aprimorando continuamente, adaptando-se e acompanhando as novas demandas formativas. Seguimos uma proposta pedagógica consistente, dinâmica e de reconhecida competência e rigor acadêmico. Formamos alunos e cidadãos autônomos, a partir de relações comunitárias, pedagógicas e relacionais sólidas e democráticas.

A fundação do Colégio Santa Helena deu-se em 16 de janeiro de 1963, pelo casal Salvatore e Helena Alberti Cascino. Imediatamente identificados com o bairro de Vila Gumercindo, o que hoje conhecemos como Colégio, nasceu chamando-se Educandário Santa Helena e localizava-se na Rua Dom Lucio de Souza, onde hoje encontra-se o Posto de Saúde do bairro. Lá permaneceu até 1985, e atendia as séries do pré-primário ao 4º ano (Ensino Fundamental I).

Em 1985, o Colégio veio para o atual endereço, na Av. Ramalho Ortigão, onde ampliou sua área e passou a se reformular pedagogicamente, implantando o Ensino Fundamental II e o Ensino Médio.

A segunda unidade, que atende alunos do Berçário ao Infantil IV, foi inaugurada em 2009, sempre sob a administração da Família Cascino.

Missão, Visão, Valores

Nossa Missão – Educar as novas gerações para a vida em sociedade, com respeito e afirmação das diferenças, em sólidas bases culturais e políticas, na vivência de processos educativos críticos e rigorosos. A disciplina e a atenção a atualizados procedimentos didáticos, científicos e metodológicos são condição para a realização desses processos.

Nossa Visão – Transformações velozes, superficiais e fragmentadas são características contemporâneas. Estes tempos, portanto, demandam elaboração crítica e criteriosa para saber projetar e realizar inovações, pautando diferenças e experimentar mudanças, para dar conta de regê-las, com elas e nelas. Com efeito, visamos realizar a educação na contínua elaboração entre o envolvimento pleno e indissociável com o presente, entre a rigorosa apreensão crítica do passado e na elaboração de olhares para futuros cada vez mais abertos.

Nossos Valores – Diálogo, diferenças, rigor acadêmico, alegria, acolhimento, tradição, disciplina pertinente, ambiência e presencialidade, respeito ao passado, elaboração do futuro, interpretação e escuta do e no presente.