Programa Bilíngue

• Vamos falar sobre um assunto importante!

Aprender Inglês para quê?

Frente à realidade de um mundo globalizado, o conhecimento e a fluência no inglês, que se tornou uma “língua universal”, são indispensáveis.

O inglês abre portas para a comunicação com o mundo, melhorando as oportunidades de negócios, viagens, estudos e pesquisas. Dominar a língua inglesa é determinante para tornar-se não somente um profissional diferenciado, mas, acima de tudo, um cidadão do mundo.

Esse aprendizado natural e gradativo garante que os pais não necessitem contratar uma escola de inglês para seus filhos fora do ambiente escolar, garantindo economia, resultados e facilidade na logística pessoal.

Qual é a idade ideal?

O momento ideal para iniciar a aquisição de uma língua é na infância. Pesquisas comprovam que quanto mais cedo a criança começa a aprender um idioma, mais rápida e efetiva é essa aquisição. É, também, uma maneira natural e prazerosa de aumentar o raciocínio e a criatividade. A inserção de outra língua nessa fase estimula o desenvolvimento intelectual, flexibilizando a capacidade de pensar.

Portanto, na infância, o aprendizado é:

• Natural

A criança é naturalmente curiosa e motivada, adaptando-se facilmente às novas situações. A interação com o ambiente bilíngue ocorre sem esforço, medo de errar ou cobrança de resultados, por meio de atividades pedagógicas, de rotina e brincadeiras.

• Eficiente

A qualidade da produção na segunda língua é infinitamente superior quando adquirida na infância do que quando adquirida na fase adulta, no que diz respeito não só à fluência da fala, mas especialmente no que se refere à pronúncia.

• Duradouro

Pelas características fisiológicas e neurológicas do desenvolvimento infantil, a informação fica incorporada definitivamente à memória, como um acervo de conhecimento que poderá ser acessado a qualquer momento.

Como é a adaptação e o desenvolvimento do aluno no novo idioma?

A compreensão do inglês acontece de forma gradativa. Os professores utilizam, além da linguagem oral, muitos recursos visuais para se fazerem entender, dentre eles: gestos, imagens e objetos concretos, que fazem parte da rotina escolar. Desta forma, a necessidade da utilização do português como apoio na compreensão é cada vez menor.

Inicialmente, o aluno procura compreender, observando e ouvindo com atenção, aprendendo a distinguir os idiomas e dando sentido às palavras da nova língua. Aos poucos a criança sente-se segura para começar a falar, assim como acontece com a língua materna.

O Colégio Santa Helena, em parceria com a Seven Idiomas (escola de idiomas com 29 anos de experiência no mercado), oferece aos alunos de Educação Infantil e Ensino Fundamental I a oportunidade da aquisição natural da língua inglesa, por meio da exposição intensiva ao idioma, permeada por atividades de rotina contextualizadas, músicas, histórias, dramatizações, jogos e brincadeiras.

Não são aulas formais de inglês, mas a imersão no idioma pela vivência de situações reais, com as quais os alunos aprendem a nova língua na prática. Exatamente por isso, a aprendizagem é significativa e o processo se dá com grande naturalidade e eficiência.

Como funciona o programa bilíngüe dentro da escola?

Educação Infantil (Toddlers / Kids)

Imersão durante o período pedagógico – de 45 minutos diários (de segunda a quinta-feira) de exposição ao idioma, aulas de Estimulação Motora, Recreação, Música, Vídeos, Pintura, Momento da Leitura e Letramento. Há a adoção de material didático de apoio.

Ensino Fundamental (Juniors)

Imersão durante o período pedagógico – de 45 minutos diários (de segunda a quinta-feira) de exposição ao idioma por meio de atividades variadas: projetos, dramatizações, músicas, vídeos, leitura de livros, pesquisas, jogos e brincadeiras. Há a adoção de material didático para garantir a formalização do idioma e o desenvolvimento das quatro habilidades linguísticas básicas: compreensão auditiva, fala, leitura e escrita.

Reconhecimento Internacional

Exames para certificação internacional (Cambridge Young Learners English, Cambridge for Schools) são realizados na escola para os alunos inscritos (opcional).

Além de mostrar que o aluno é um expert no inglês, a certificação abre portas para universidades e empresas de nível mundial, além de ajudar a alavancar a carreira profissional.